quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Raio de luz

No outro dia. No comboio. O desespero apoderou-se de mim. Esse mesmo, o verdadeiro Desespero. O desespero que só consigo comparar à ideia que tenho de um buraco negro de onde nada pode escapar. Nem mesmo a luz. Nem mesmo, portanto, qualquer luz interior.

Nessa altura senti-me a desistir. Cheguei a ter vontade de. De uma vez por todas. Desistir completamente. Só não me caíram as lágrimas por vergonha. Estava em pé perto da porta. Não sei porque encostei a testa ao vidro. Talvez porque quisesse sentir na fronte a realidade dura do vidro. Talvez porque quisesse deixar cair uma parte de mim contra algo. Talvez porque quisesse encostar apenas a testa ao vidro. Não sei.

Sei que nessa altura. Enquanto a estação se aproximava rapidamente. Uma menina, com a sua mãe, colocou-se ao meu lado. Virou o rosto para o meu rosto virado para o vazio. Agora já uns milímetros afastado do vidro, mas observando a escuridão total do lado de fora do comboio. Igual à escuridão do lado de dentro de mim.

E disse-me. Juro por Deus! "Boa tarde".

O buraco negro rasgou-se. Virei-me para ela. Ela sorria, ainda com o resto das palavras nos lábios. Respondi-lhe "Boa tarde". Ainda meio surpreso de tudo. Ainda atordoado por ter escapado às garras do Desespero. Ainda incrédulo com a inverosimilidade - ou com a miraculosidade - da vida.

Saí do comboio atrás da menina e da sua mãe. Ultrapassei-as. Segui em frente. Sorri. A luz toda a pulsar dentro de mim. A força daquele sorriso e daquele "Boa tarde" a serem o combustível das minhas pernas, do meu coração. Olhei para trás duas vezes. A menina parada com a mãe a ajeitar-lhe algo no corpo. Um casaco, creio. Não interessa. Paradas. Sem uma palavra. Apenas gestos na distância.

Quando olhei a terceira vez tinham desaparecido. Apenas a imagem daquele raio de luz na escuridão ficará para sempre comigo.

"Boa tarde".

E juro que já era de noite.



[Ontem. Por volta das 19.00. A chegar à Portela]

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial