terça-feira, novembro 07, 2006

Vou ser assim!

No outro dia, enquanto ia a caminho do Hospital uma vez mais. Uma manhã mais de um dia mais. De uma semana mais. De um mês mais. De um ano mais. No outro dia, enquanto ia a caminho do Hospital uma vez mais. Parei.

Parei no meio da multidão que passava apressada. Ora para sair ora para entrar pelos portões de ferro sempre abertos que guardam a entrada. Parei e pensei. Como acordando de um sonho. O que estou a fazer?

Só isto. O que estou a fazer?

Senti-me um carro eléctrico sobre carris. Que percorre todos os dias as mesmas ruas gastas. Que não pode virar à esquerda ou à direita (Porque vai em frente. Sempre em frente. Sem poder escolher um beco. Uma viela. Um recanto. Para se esconder do metal frio dos carris que levam a lado nenhum porque levam sempre aos mesmos lados) . Cujo caminho está traçado e para quem não há esperanças.

Senti-me um carro eléctrico sobre carris. Preso. Talvez mais do que numa prisão. Por estar preso pensando estar em liberdade. Por estar preso nas ruas da cidade. Entre as cores. As formas. Os cheiros. Os sons. As paredes. Das pessoas todas em meu redor.

Desde então até agora. Desde esse momento até agora. Quando passaram alguns dias sem nome ou número. Não me consigo concentrar. Os dias são diferentes. As horas custam a passar e o entusiasmo aparece esporadicamente na crosta de mim.

Uma só ideia domina o meu espírito. Não quero mais. Não quero mais estes carris que me guiam o destino. Vou ser eu. Vou ser feliz. Como alguém disse um dia, a minha vida não é nada disto. Não sei bem como é. Mas sei que não é nada disto.




N'Os Maias. Um dos livros que me marcou profundamente. Há uma frase linda. Linda. Linda. Que diz, acerca da vida planeada e da realidade que a substitui, vou ser assim, porque a beleza está em ser assim. E nunca se é assim. É-se invariavelmente "assado".

Naquele momento revelador senti-me assim... assado. Mas. Foi desde aí. Que disse. Que começei a dizer. Ao fim de 24 anos...

Vou ser assim, porque a beleza está em ser assim!

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Mas a vida não é como um livro, nem como um conjunto de frases bonitas. Os livros e as frases só complicam. Afinal de contas é simples: se já não queres ser isso, pensa noutra coisa, mas eficazmente. FAZ! Porque, como já dizia o outro, "palavras leva-as o vento"...E com 24 anos ainda tens muito pela frente, podes ser o que quiseres, mas tens de FAZER!

10:00 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial